> CASAPONTOCOME: Receita de almôndegas em 3 tempos

Receita de almôndegas em 3 tempos

Esta receita pode ser feita em duas versões: esta, que é ultrarrápida (faz-se em 15 minutos), e a versão mais demorada, usando tomate fresco, que demora um pouco mais. Ambas são deliciosas.

Ingredientes (2 pessoas)
- 200 g Almôndegas (ao gosto de cada um: podem ser de novilho, de porco, mistas… Convém serem pequenas, para cozinharem rapidamente);
- 2 Dentes de alho;
- 1 Lata de tomate pelado em pedaços (200 g);
- Salsa ou coentros picados;
- Azeite, açúcar, sal e pimenta a gosto.

Preparação
Sirvo sempre com massa. Para demorar só 15 minutos a ter o jantar na mesa, optimizo o tempo e começo por pôr a ferver a água para cozer a massa. Enquanto isso, pico o alho. Ponho então a massa a cozer e só aí me dedico às almôndegas.
Num tacho largo ou numa sertã, coloco um fio de azeite e o alho picado, em lume forte. Mal começa a fritar, coloco as almôndegas, para irem ganhando cor a toda a volta. Quando estiverem seladas em toda a superfície, retiro-as para um prato e reservo. 
No mesmo recipiente e sem desligar o fogão, coloco o tomate e mexo, para aproveitar os sucos da carne e do alho. Logo que levante fervura, reduzo o lume e adiciono uma pitada de açúcar (para atenuar a acidez do tomate), sal e pimenta. Deixo cozinhar por 5 minutos ou menos e junto as almôndegas e o suco que foram libertando. Adiciono também os coentros (ou salsa) picados. Deixo cozinhar em lume fraco, até que a massa esteja pronta. E já está!

Sirvo sobre a massa e polvilho com um pouco de queijo ralado.
Antes do queijo... 

Depois do queijo.

2 comentários:

  1. Adoro almôndegas e estas têm um óptimo aspecto!=)
    Beijinho,

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana! Esta é daquelas receitas que fica tão boa, que ninguém diria que demora apenas 15 minutos a fazer! Bjinho

      Eliminar